quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Sensatez

De acordo com a imprensa de hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros terá ontem afirmado, em frente do seu colega de Londres, que Portugal não considera oportuno rever os tratados europeus à medida dos interesses britânicos. É uma posição sensata. O Reino Unido, que tem da União Europeia uma visão instrumental e um interesse basicamente apoiado nas vantagens do mercado interno, tem anunciado a intenção de propor um conjunto de recuos no âmbito do projeto comum, que teriam como consequência um progressivo desmembrar do mesmo. Para Londres, a Europa parece não ser essencial, mas para nós é. O governo português - e nunca esperei outra coisa da "boa escola" do MNE nesta matéria - não favorece a estratégia dos conservadores britânicos, que pretenderiam utilizar algumas "vitórias" na frente europeia como forma de adubarem as suas hipóteses nas próximas eleições legislativas, assim retirando terreno à sua direita, ao UKIP. Portugal não "fez o jeito" ao governo britânico. E fez bem. Dirão alguns que Lisboa diz isto porque sabe que Berlim concorda. É indiferente: disse a coisa certa, mesmo se traduzida do alemão. E a oposição portuguesa responsável deveria aproveitar para apludir o governo. É tão raro, de há uns anos para cá, ouvir o executivo português dizer qualquer coisa de construtivo em matéria europeia que o país deve aproveitar para "deitar foguetes" quando isso acontece.

4 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, "cadê" a homenagem à Vila-realense Professora Luísa Dacosta?...
Meus cumprimentos,
MT

Majo disse...

~
~ Pessoalmente, não noto nenhum motivo para a oposição aplaudir o governo que tem dado provas de cumprir não só esta, mas todas as normas dos senhores do euro - quaisquer que sejam os sacrifícios impostos aos portugueses - para daí conseguirem benefícios eleitorais. ~
~ ~ ~

Anónimo disse...

Não é indiferente que seja traduzida do alemão. Se assim for, trata-se apenas de substituir o favorecimento da estratégia dos britânicos, pelo favorecimento da estratégia dos alemães. Espero, sinceramente, que isto não se aprenda na "boa escola" do MNE. A boa escola, exigiria, por exemplo, defender um maior equilibrio entre os estados membros, nas decisões tomadas na união europeia. "correto", se quer utilizar a expressão, é isso.

Anónimo disse...

O governo português sofreu hoje uma estrondosa derrota com as hábeis declarações de Juncker dizendo que gregos, portugueses e irlandeses não foram tratados com dignidade pela troika. Antes de Juncker já Elisa Ferreira o havia dito. Altura de o governo português meter as mãos os pés e sair no apeadeiro mais próximo.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...