terça-feira, agosto 07, 2012

Londres olímpica

Visto aqui de Paris, que continua a ser o maior centro urbano de atração turística à escala global, percebe-se muito bem o fantástico aproveitamento, em termos de promoção como destino de visitantes, que Londres está a fazer com estes Jogos olímpicos. A espantosa qualidade das imagens televisivas cobre diversos cenários do Reino Unido, os quais, sem a menor dúvida, vão atrair, no futuro, muita gente de todo o mundo - não obstante a insegurança do clima. 

Tudo indica que estamos perante uma operação bem conseguida, para uma economia britânica que bem dela estava necessitada. E alguma coisa também me diz que os ingleses não vão cometer os mesmos erros da Grécia, em 2004, quando, numa iniciativa algo megalómana, se envolveram numa insensata aventura olímpica, sem um retorno suficiente, o que terá contribuído para agravar a sua já então periclitante situação financeira.

4 comentários:

Anónimo disse...

Um Grego será sempre um Grego, um Inglês será sempre um Inglês. Ninguém imagina um Alemão a resolver qualquer assunto, no modo do “desenrasca” como os Portugueses fazem com TODOS os assuntos. (E até acho que os Portugueses são bem mais inteligentes do que os Alemães: Eles trabalham muito, de forma muito organizada, com alta tecnologia e ganham montes de dinheiro. Os Portugueses, fazem umas reuniões (penosas) e vão lá buscar o dinheiro que eles ganharam. Parece, no entanto, que já estão a “descobrir” o esquema…).
Toda a gente sabe o que falta: Lideres europeus que compatibilizem estas “maneiras de ser”, sem ser à pancada como acontecia antes.

gherkin disse...

Não, não são apenas as belas imagens da capital britânica, que aponta, que atraem os anunciados 20 mil milhões de tele-espetadores do mundo inteiro, nestes Jogos Olímpicos! Ainda ontem, tive que ir ao centro da cidade. Como calculava, mas não tanto, a chusma de turistas, principalmente na ponte de Westmisnter a tirar fotografias, era enorme! O pior, porém, foi quando tive de ir à estação de Metro de Bond Street, como sabe, servida pela Jubilee Line (a principal ligação de metro com o Parque Olímpico), parecia um enorme inferno! Quanto ao negócio, segundo os últimos dados, aumentou 10% na capital e, quando se receava uma grande ausência aos espetáculos, aumentaram de assistência em 18%. Quanto ao enorme investimento, pelo menos de prestígio da capital e da soma de medalhas da equipa GB, da visível depressão que se fazia sentir, o país VIVE - VIBRA - REALMENTE COM OS JOGOS OLÍMPICOS. No que concerne às infra-estruturas, a enorme transformação de zonas de baldio e contaminadas pela indústria, principalmente quimica que ali abundou nos séculos XVIII e XIX, foi enorme! Uma nova cidade que desenvolveu por completo aquela carenciada zona da capital. O pior, o pior, são os contribuintes como eu, que terão de pagar tão enorme fatura! Abraço....e bom tabalho! Gilberto

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
O seu post relembrou-me aquela rota de estádios sem retorno que o Euro 2008 deixou por cá.
A nós o exemplo da Grécia em 2004 serviu de pouco...

Anónimo disse...

Oxalá os ingleses aproveitem bem a ocasião, para reanimar algumas zonas da cidade que os "turistas" mais antigos" procuram quando lá regressam. É um choque, que se apanha, quando não se sente o que nos deixou escrito aquele grande escritor americano: quem está farto de Londres/está farto da vida! Londres mudou para pior nos últimos anos. E, o clima realmente não ajuda.

Maduro e a democracia

Ver aqui .