quinta-feira, dezembro 08, 2011

Marti

O convite era interessante: para assistir, no CCB a um concerto da soprano Monserrat Caballé. Numa parte do espetáculo, seria acompanhada da sua filha, Monserrat Marti.

Alguns governantes de então, bem como figuras sociais, ficaram numa área reservada. No intervalo, no regresso aos lugares, estava a cena preste a reabrir-se, veio à conversa, no grupo, a questão de saber de onde viria o nome "Marti", da filha de Caballé. 

Pensando fazer uma graça que logo daria lugar a algumas gargalhadas, pelo ridículo da sugestão, adiantei:

- Deve ter sido o resultado de algum "caso" entre a Monserrat Caballé e o revolucionário cubano José Marti...

À minha volta, fez-se um silêncio reverente, prenhe de respeito pelo meu "conhecimento" histórico e biográfico. José Marti viveu no século XIX, tendo morrido em 1895. 

De todos os presentes, apenas Manuel Maria Carrilho fez um largo e culto sorriso de gozo. E eu entrei em silêncio, porque há muito já aprendi que é muito sério brincar com a ignorância.

10 comentários:

Helena Oneto disse...

Ah!!! Nesta noite, só o "Duas ou três coisas" me "arranca" uma gargalhada:)!

Isabel Seixas disse...

Convenhamos que a "Monserrat" tem projeção de voz até para atravessar o além e viajar no tempo, em cenários plausiveis claro.

patricio branco disse...

bonito quadro, o retrato a óleo de j marti que ilustra a entrada (quem será o pintor retratista?)
no cenário que faz de fundo, 4 ou 5coqueiros estilizados dão o toque cubano/tropical. O corte da camisa também é curioso, podia ser copiado para a actualidade que teria sucesso. Pelo vestir, corte da barba bigode e cabelo, arranjo das mãos, adivinha se que era homem que cuidava da sua imagem

Anónimo disse...

.. ou exagerar na erudição, não?

Mônica disse...

A gente brinca pra vida ficar mais leve! Gostei!
com amizade e carinho d e Monica

Helena Sacadura Cabral disse...

Muito mais sério do que brincar com a sabedoria...

Anónimo disse...

Os violinos de Chopin, Senhor Embaixador!
E. Dias

Anónimo disse...

Portugal sempre foi pequeno para tanta presunção !

Meu caro embaixador, qualquer guia turistico oficial ou naõ oficial de Havana conhece a biografia de Jose martin de cor !
Eu próprio , naquelas noites quentes em havana, tinha a praça Jose Martin como referência , quando me desloquei . Fiz quilometros a pé naquela cidade de dia e de noite !

Conhecimento e cultura não faz mal a ninguém , o que faz mal é pensar-se que alguém está acima do do outro por conhecer a biografia de Patrice Lubuma , ou de Bolivar, ou de Julius Nyerere ou KArl Marx ou de Al Naser ou de Jose MArtin !

Eu por acaso já tinha ouvido a Moserrat Caballé em Faro na altura do programa Capital da Cultura, conheço alguma coisa do José Martin , mas não tinha jeito nenhum para ser membro do governo que mais enterrou Portugal.

O jeito não se compra nem se aprende , o se tem ou não!

OGman

Anónimo disse...

Que elegante sai Ogman. Fica claro que Ogman nada tem de gentleman.

Anónimo disse...

Verdade, OGman, verdade...

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...