segunda-feira, maio 11, 2009

Islândia

A Islândia anunciou que poderá, em breve, pedir a sua adesão à União Europeia. A grave crise por que passa aquele país terá demonstrado agora aos islandeses as virtualidades do processo integrador do continente e, em especial, a redução das vantagens da sua singularidade. De facto, e não obstante a gravidade da situação que ainda se vive por toda a Europa, a pertença à União, em especial ao euro, tem-se revelado, não apenas um importante factor de controlo da instabilidade, mas igualmente um modo dos países mais frágeis terem a sua voz melhor representada nas instâncias decisórias à escala global.

Será que a Noruega e a Suíça, no último caso reduzidas que foram as vantagens bancárias comparativas de que dispunha, acabarão por seguir por caminho idêntico?

4 comentários:

Miguel Gomes Coelho disse...

Só cá no "burgo", e devido à imensa cultura política que é apanágio das nossas gentes, uma sondagem europeia concluiu que a maioria dos portugueses considerava que ficar no escudo tinha sido melhor para o país...
Coisas...

Anónimo disse...

Não soube dessa sondagem, mas é curiosa! Tivessemos ficado com o escudo e estariamos como...sei lá o quê!...e mais não digo, para não ofender ninguém. Sim, cultura, seja nesse sentido, seja no sentido político, é "coisa" que aqui, no tal Burgo, "damos conta".
Uhme, umhe, como me dizia um "camarada de escola" há muitos anos!
P.Rufino

Anónimo disse...

é evidente, tratando-se de um pais que tem menos habitantes que a cidade de Lisboa.

Mas a questao é talvez, que a adesao a esta UE se trata (para a Islandia) quase de uma obrigaçao, visto que "a maquina louca" està em andamento.

... e provavelmente nao é uma escolha real.

Quanto ao "importante factor de controlo da instabilidade"... este espaço nao é adequado, e é pequeno de mais para poder relatar um assunto de uma tal gravidade.


- Em resposta aos comentarios (e nao ao artigo) : a questao nao serà talvez de apresentar "o caso" como um pais que tivesse ficado com a moeada antiga no meio de outros que adoptaram a moeda unica; o que evidentemente, nesse contexto so pode parecer idiota...

... Mas de nos questionar-mos sobre a maneira (qualitativa e politica) e sobretudo sobre as bases, como a moeada unica foi concebida em si.

E isso é outra historia, e uma grande historia, mas com um pequenissimo "h". (Ao contrario da ideia original da criaçao da Europa, e de alguns varios paços jà dados anteriormente, que eles se escrevem com um H maiusculo).

Mario

4everlagarto disse...

A Islandia pode arder. Por mim não entrava. Querem ser mais um estado membro super-nacionalista, tipo o Reino Unido? A fazer braços de ferro tipo a polónia? Nunca mostraram interesse até mostrarem bancarrota? Eles só querem é o Euro não é juntarem-se a uma união política.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...