segunda-feira, maio 04, 2009

"Arquipélago da Palestina"

Vale a pena atentar naquilo em que hoje se transformou a terra dos palestinianos, a que o Le Monde Diplomatique chama, com graça amarga, o "Arquipélago da Palestina Oriental". Clique no mapa para ver melhor.

4 comentários:

Alcipe disse...

A política dos colonatos tinha como razão de ser tornar inviável um Estado Palestiniano - e nunca foi abandonada por Israel, nem mesmo em Camp David com o Clinton!

A astúcia da História pode ser a sua tragédia (e é, geralmente).

ARD disse...

O que é muito significativo é ver a evolução do mapa da Palestina desde o Mandato britânico até este que o post ilustra, passando pelo da "partição" (1949) e pelos resultantes dos vários conflitos.
Essa comparação torna evidente o objectivo apontado por Alcipe: inviabilizar um Estado, pulverisando-o progressivamente, criando pequenas unidades descontínuas, à mercê dos humores do golias israelita.

Anónimo disse...

uma complexa questão historica e humanitaria!

... e pouco sabemos.

Como reagiria-mos nós, se palestinianos?
Como reagiria-mos nós, se israelitas?

Carlos Alberto Falcão

Anónimo disse...

Dois pontos de vista a merecer a devida atenção, a de Alcipe e de Gil.
Porém, com o actual governo, não vejo muito espaço de manobra para negociações e compromissos, por parte de Israel. E a tragédia palestiniana continuará. Até quando?
Álvaro Nascimento

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...