segunda-feira, março 21, 2016

Notícias do granizo

Hoje de manhã, bem cedo, ouvi no rádio do carro: "Espera-se trovoada e granizo, com temperatura de 10°". Lá fora, brilhava o sol. Olhei o termómetro do automóvel: 13,5°. Dei comigo a pensar: "Estes meteorologistas são uns nabos..."

Durante anos, não acreditei muito nas previsões climáticas. A desculpa do "anti-ciclone dos Açores" pareceu-me sempre um alibi serôdio para que pudessem dizer uma coisa e vir a acontecer outra. Ou, então, para que "desse para tudo": "céu geralmente limpo ou pouco nublado, às vezes muito nublado, com possível ocorrência de aguaceiros, com ventos moderados a fortes". Assim, também eu!

(Faziam-me lembrar aquele tipo de diplomatas que, perante uma eleição, informam assim as capitais: "todas as previsões apontam para uma vitória clara das forças conservadoras, eventualmente reeditando mesmo a anterior maioria. Porém, atendendo às movimentações que têm vindo a processar-se nas últimas semanas, com uma forte agitação de setores sociais relevantes nesta sociedade, não devemos excluir uma reviravolta política à boca das urnas, quem sabe mesmo se com uma inesperada vitória maioritária da esquerda". Um dia, ao tempo em que estava no governo, o MNE recebeu uma "previsão" destas, de um espertalhote em posto. Respondi-lhe, assinando pessoalmente (é raro um membro do governo assinar uma comunicação deste género), com um singelo: "Muito se agradece a clarividente previsão política de Vexa". Amuou, disseram-me.)

Hoje à tarde, tive de refugiar-me debaixo de um viaduto, em face da violência da tempestade de granizo. Olhei para a temperatura: 10°! O serviço que agora pomposamente se chama "do Mar e da Atmosfera" (que mal tinha "Serviço Meteorológico"?) tinha acertado em pleno. "Chapeau!"

6 comentários:

Anónimo disse...

Se os economistas fizessem previsões tão corretas como são hoje as da meteorologia, não estaríamos nada mal.

Anónimo disse...

Estimado Embaixador,

A meteorologia não é infelizmente uma ciência exacta. O mesmo se poderia dizer da economia...

atenciosamente

carlos cardoso disse...

Os meteorologistas, como os economistas, usam modelos para as suas previsões. Modelos são simplificações da realidade e mesmo os mais sofisticados consideram constantes muitas das variáveis de "menor" importância. Quando uma (ou mais) dessas variáveis influencia(m) determinantemente o resultado é de esperar que as previsões falhem. Dito isto, um modelo de previsões (meteorológicas, económicas ou outras) que falha mais vezes do que acerta, é completamente inútil.

Luís Lavoura disse...

O granizo deve ter sido um fenómeno muito localizado. Eu trabalho no Instituto Superior Técnico - quilómetro e meio a sul do local na fotografia - e não vi granizo absolutamente nenhum a cair.

Isabel Seixas disse...

Moral da história, foi-lhe muito bem feita...

Take Direto disse...

https://takedireto.wordpress.com/2016/03/21/nevao-em-lisboa/

Nevão em Lisboa
Posted on 21/03/2016
É granizo, mas parece neve. Pensar que é neve é mais poético. Grande nevão em Lisboa!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...