quinta-feira, outubro 13, 2011

A mão visível

Tem imensa graça ouvir o canto dos reconvertidos próceres do novo federalismo. Depois de nos terem bombardeado, por décadas, com o paraíso da “mão invisível”, de terem entoado loas embevecidas às maravilhas do mercado, ei-los que chegam, novos e já velhos, a uma cada vez mais alargada comunhão na ideia de que se torna imperativo um salto federal europeu para a sustentação do euro. 

Que grande ironia! Quem havia de dizer que seria a Europa financeira a "puxar" pela Europa política! Ora sejam muito bem-vindos ao Estado!

13 comentários:

Helena Oneto disse...

Bravo Senhor Embaixador! "Que grande ironia"!

Unknown disse...

Há males que vêm por bem...

domingos disse...

A questão já não é propriamente nova e foi bastante bem dissecada pelo John Rawls. Mas vamos a ver o que se oferece em seguida...

Anónimo disse...

bem apanhada a coisa!

Portugalredecouvertes disse...

Afinal sempre se disse que quem manda no dinheiro manda em tudo, e os ingleses quando se procura uma explicação para o porquê de um caso economico dizem "follow the money"

pela logica os dirigentes politicos deverão querer retomar o controlo do dinheiro para ter algum poder,será ainda possível?
Em França houve a tal revolução que colocou os cidadãos na linha da frente (é certo com grande desgaste em termos de vidas humanas), segundo me parece depois da Grécia antiga a ideia tinha sido fechada num armário
N minha opinião estamos em grande risco de perder novamente essa conquista

Gil disse...

Diz um grande sociólogo brasileiro que a mão do Mercado é invisível porque está enfiada no nosso bolso.
Agora, quando o Mercado entrou em crise por causa dos seus próprios desmandos e já esvaziou os nossos bolsos, enfia-a nos bolsos dos governos, do (det)estado.

Cunha Ribeiro disse...

Não duvido que o caminho deve ser esse. O problema é o Estado,ou a federação dos Estados, caro Embaixador!
Porque se o "Estado" - ou a Federação - estiver a ser governado por "cogumelos políticos", lá se vai a "regulação" da coisa pública, e a mão invisível passa a ter duas mãos, traiçoeiras, gulosas, e bem visíveis...

zamot disse...

Desço muitas vezes as escadinhas da fotografia.
Agora vou passar a subir.

Anónimo disse...

Mas Senhor Embaixador... Quem quer o salto federal são os políticos pela sua incapacidade de não terem soluções para a crise.

Faça um referendo por essa Europa fora se acredita que os cidadãos querem uma Europa mais federal?!

Eu voto pelo "Não".

Anónimo disse...

A Hisrótia é assim. Feita de surpresas constantes. Já nada é imutável felizmente como nos fizeram crer durante uns séculos.

EGR disse...

Apenas uma frase : muito bem Senhor Embaixador !

Unknown disse...

Não creio que seja já desta vez que se crie a Federação, actualmente a financeira tem ganho poder, mas a politica continuo muito à frente, e essa não quer a Federação, pelo menos por enquanto. bom fim de semana

Isabel Seixas disse...

"Ei-los que chegam, novos e já velhos," In FSC

Maduro e a democracia

Ver aqui .