sábado, maio 28, 2011

A religião e a comunidade portuguesa

Há dias, reunimos num almoço na embaixada cerca de duas dezenas de sacerdotes católicos, de várias nacionalidades, que prestam assistência religiosa e, muitas vezes, coordenam o apoio social a setores da comunidade portuguesa na região de Paris. A agenda deste que foi o terceiro encontro deste género foi bastante alargada, suscitando a troca da diversidade das experiências que conduzem em cada comunidade.

No que me toca, foi muito importante ouvir pessoas dedicadas à ação social junto da comunidade portuguesa falarem do modo como avaliam o comportamento das várias gerações de origem portuguesa em França, do uso da língua portuguesa à sua relação com outras comunidades culturalmente muito diferentes, os problemas que afetam os mais idosos, a chegada recente de pessoas vindas de Portugal, em busca de ocupação, bem como a forma como a gerações de origem portuguesa mais jovens olham para o nosso país. As questões que se prendem com a atual situação económica em Portugal, com as preocupações que isso repercute na nossa comunidade, estiveram também presentes neste agradável encontro.  

6 comentários:

Anónimo disse...

do oso da língua?

teclado qwert deve ter falta do uio

i no meio

Anónimo disse...

Parece-me uma excelente iniciativa da nossa legação parisiense. Mas, a nota do senhor embaixador deixou-me "água na boca". Deve ter sido uma jornada riquíssima e seria uma delícia podermos saber mais pormenores desse olhar dos sacerdotes sobre a comunidade lusa.
Por favor, conte lá mais qualquer coisinha...
Obrigado!

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Senhor Embaixador estou com o Anónimo das 18:22. Conte lá mais umas coisinhas que a mim me interessam especialmente!
Grata!

Anónimo disse...

Sim senhor Dra. Helena ...
A curiosidade matou o gato, a mim também não...
Vá senhor Embaixador, por favor.
Isabel Seixas

Francisco Seixas da Costa disse...

Caros comentadores: o que nos foi dito pelos sacerdotes, de modo informal e "off the record", não deve ser comentado em público. Lamento.

Anónimo disse...

Ora eu pensava que era ao contrário... O que os leigos confessavam aos sacerdotes é que era confidencial.
Ainda assim fiquei agora a saber a quem se confessam os presbíteros: aos diplomatas!
É uma grande honra. DIVINO, senhor Embaixador! :-)

Votos de felicidades e continuação do excelente trabalho
Carlos

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...