sexta-feira, dezembro 10, 2010

Françafrique

Foi simplesmente notável o documentário, de que a "France 2" ontem apresentou a primeira parte, dedicado à "Françafrique" - essa relação complexa da França com as suas antigas colónias africanas. 

Desde o final dos anos 50 à atualidade, o elaborado sistema de articulação entre a antiga metrópole e os novos países africanos, com as ligações pessoais e o tecido de dependências económicas, ficou exposto com clareza e frontalidade, apoiado em testemunhos credíveis e insofismáveis. Não é possível compreender a história contemporânea da França sem se conhecer esse magma, determinado por profundas razões de natureza estratégica.

1 comentário:

Helena Oneto disse...

Vi o documentário. Excelente! A política africana da França foi sempre e continua, hélas, a ser "une sombre et malfaisante histoire". Nenhum presidente da Vème république se pode gabar d'"exemplarité vis-à-vis la Françafrique". Maurice Delaunay, antigo embaixador da França no Gabão, "qui ne mâchait pas ses mots" disse "Y a des moments où la politique passe avant la morale"... Eu vou mais longe e digo que a política francesa em Africa foi (quase) sempre imoral!

Quinta feira que vem vou ver a segunda parte.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...