sexta-feira, dezembro 03, 2010

Clima

Leio hoje que 2010 terá sido um dos três anos mais quentes desde 1850.

No meu tempo transmontano, no máximo de três em três anos, caía neve em Vila Real. Proporcionava "feriados" e garantia ao excelente fotógrafo Marius alguns postais ilustrados. Mas era uma raridade. Agora, praticamente todos os anos, as estradas nortenhas de Portugal são cortadas pela queda de neve.

Não conheço a relevância das "séries" estatísticas, não sou obcecado com o aquecimento global ou o buraco do ozono, mas uma simples leitura empírica diz-me que alguma coisa mudou, desculpem lá!

12 comentários:

LP disse...

A nordeste, quase, parou o País com meia dúzia de flocos.

Algo me diz que pelo Natal e ano novo vai haver tráfego, esteja o tempo que estiver.

Anónimo disse...

Os padrões climáticos das estações do ano estão completamente desregulados.

No entanto, as paisagens com neve são lindíssimas... É pena não nevar em Lisboa!

Isabel BP

Helena Sacadura Cabral disse...

Alguma coisa finalmente mudou com... a crise. Pena ter sido o clima. Porem, as viagens, essas, parece que se mantêm. Apesar da crise!

Anónimo disse...

Mudou claro, nomeadamente o ano e nós nas nossas percepções...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Pois o clima...
"dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas..."

No congresso de Enfermagem de reabilitação na Madeira um clima de harmonia face ao ...

Dar qualidade de vida à Vida...

Reconhecer a diferença para promover a igualdade.
Isabel Seixas

Portas e Travessas.sa disse...

Faz mesmo falta os submarinos... com tanta neve ficam congelados

Anónimo disse...

E se o Sr Embaixador tivesse nasc ido 25 quilómetros acima ( em Vila Pouca) a memória seria ainda mais branca e fria, pois Vila Real via a neve cair, mas não a via pegar...O frio dos Pirinéus chagava a Vila Real mais brando, coado pelas cristas rochosas da alta Padrela.

cunha ribeiro disse...

Já agora costava dw chamar a atenção para o "clima ameno " que para o ano aquecerá um certo sector açoreano...

Luís Bonifácio disse...

http://novafloresta.blogspot.com/2010/12/ecotretas.html

Julia Macias-Valet disse...

http://www.youtube.com/watch?v=eKiujDWRBAM

Anónimo disse...

Sr. Embaixador,

Na minha terra (Vinhais)caiam metros de neve.
abraço luso de Bangkok.

Marcos Vale

Anónimo disse...

“ Quando uma borboleta bate as asas na Amazônia, pode provocar um tsunami no Japão”
O “Efeito Borboleta” faz parte da teoria do caos, mas na cultura popular isso quer dizer que nossas ações repercutem sobre tudo que nos cerca, pessoas, animais e meio ambiente, da mesma forma que estamos sujeitos às acões de outros. Na verdade, todas as coisas estão ligadas entre si numa múltiplicidade de relações, o que nos torna responsáveis pelas escolhas que fazemos e suas consequências, cada ação que praticamos ultrapassa o espaço territorial em que nos movimentamos. O futuro só seria matematicamente previsível se todas as condições permanecessem constantes, no entanto estamos sujeitos a variáveis incontroláveis, uma delas, é o modo de vida predatório das sociedades modernas, o homem vem degradando a natureza sem se importar com os efeitos a médio e longo prazo, os efeitos nocivos no entanto estão por toda parte... o aquecimento global não é mais uma teoria é um fato, a falta de água potável outro, o desaparecimento de espécies da fauna e flora, mais um... O nível do mar subiu tanto que está engolindo territórios, como certas ilhas do Pacífico, entre elas, Tuvalu, em outras a água doce acabou... na China, o carvão, que é muito usado como energia está produzindo chuva ácida, tendo como causa a destruição de toda a terra arável prejudicando a agricultura.
Realmente algo mudou... que mude também nossa maneira de viver, que sejamos mais conscientes, estamos aqui de passagem, esta terra pertence às gerações futuras também, fica apenas a pergunta... Seremos como a oitava das dez pragas do Egito?
Segue abaixo, para reflexão, um pequeno trecho da Carta do Chefe Seattle ao Presidente dos Estados Unidos da América em 1854.
“Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa para trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda. Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas, que possam ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos. Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto. [ ] Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo. [ ]
Onde está o arvoredo? Desapareceu.
Onde está a águia? Desapareceu
É o final da vida e o início da sobrevivência”
Gina Sanches

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...