domingo, maio 17, 2009

Mourinho(s)

Há muito quem discuta o seu estilo pessoal, quem deteste a sua assumida arrogância, quem se irrite com a sua constante propensão para a provocação mediática. Mas se, no mundo futebol, são apenas os resultados que contam, José Mourinho é um vencedor. Agora foi na Itália, levando o Inter ao título.

Que tal aproveitar o ensejo para felicitar também o outro Mourinho, seu pai, antigo guarda-redes e treinador do Vitória de Setúbal, que mandava o filho observar as equipas adversárias, actividade em que este terá aperfeiçoado as suas qualidades de planificador táctico? Mas será alguém ainda se recorda ainda desse outro Mourinho? E será que isso tem alguma importância?

4 comentários:

Santiago Macias disse...

Há quem se recorde, sim. E claro que tem importância. Muita mesmo. Até pela notável carreira que Félix Mourinho fez no Rio Ave (1981/82), já lá vão quase trinta anos. O clube, vindo directamente da 2ª Divisão, ficou em 5º lugar no campeonato. Disse-me nessa altura o já falecido Carlos Pinhão: "Um treinador excepcional é isso mesmo! Ganhar campeonatos com os grandes não é nada de especial". Há coisas que um jovem estudante de História jamais esquece.

Fenêtre du Portugal disse...

"Mas será alguém ainda se recorda ainda desse outro Mourinho? E será que isso tem alguma importância?"

Quanto a mim nao o conheci; no momento nao estava mergulhado no futebol nacional.

Mas em si, importancia tem de certeza. Nem que seja do ponto de vista humano. Como seres humanos, todos temos importancia. O mais triste é talvez quando nao fica nada, nenhuma luz iluminando seja o que for, nenhum traço de vida, nenhuma pedra na estrada, nenhuma areia em nenhuma praia do mundo...

E pelo que diz, talvez tambem tenha importancia pelo facto de ter dado ao filho as bases solidas que lhe sao hoje uteis.

Construir a mais bela casa do mundo nao serve a nada se as bases nao forem solidas.

NB. Creio que a imagem de Portugal em muitos sentidos e aspectos, sempre foi vista com o defeito caracteristico de alguma aproximaçao. (E creio com razao).

é optimo e extremamente positivo que haja quem deseje, custe o que custar, tentar atinjir a excelencia. Com esforço, com inevitaveis erros, com criticas, com vitorias e derrotas, mas sempre seguindo o objectivo de se aproximar da perfeiçao.

Anónimo disse...

Não me recordo do outro Mourinho, talvez por seguir pouco o futebol, mas quanto ao actual, goste-se, ou não, o homem tem sucesso e isso deve-se à sua muita dedicação e determinação. É um caso de sucesso e respeitado nesse mundo que é o futebol. Portanto, “chapéu” ao homem!
P.Rufino

margarida disse...

É relevantíssimo prestar-se homenagem a quem nos educou, guiou e protegeu. A quem serviu de exemplo.
Bonita esta menção. Porque o filho talvez não tivesse chegado tão longe (ou tão brilhantemente) sem a influência do pai.
Quanto ao treinador-sensação, merece as loas, claro.
Independentemente das suas características (e serão assim tão más? não estamos excessivamente habituados a 'low profiles'?) é um excelente profissional. e não parece ser pior ser humano (tem um cão, para mim já é meio caminho andado ;) Para o caso é o que importa.
Tivéssemos nós muitos 'special-ones'!...
(além de que é bem parecido, isso é sempre bom para a fama dos fidalgos lusos)

Manuel Alegre

Tenho muita pena pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...