quarta-feira, maio 13, 2009

Lula

Lula da Silva, presidente do Brasil, vai receber o prémio Houphouet-Boigny, da UNESCO, destinado a personalidades que contribuiram para a paz mundial, decisão para a qual, julgo saber, muito contribuiu Mário Soares.

O presidente Lula merece bem este prémio, como construtor maior de um Brasil mais justo, menos desigual, atento aos grandes desafios globais. Depois de Fernando Henrique Cardoso, que colocou o Brasil na agenda da modernidade, Lula da Silva conseguiu conduzir o seu país a um lugar de prestígio, à escala mundial, nunca no passado igualado.

A título muito pessoal, parabéns Presidente!

4 comentários:

Anónimo disse...

Lula Inácio da Silva.
Este Presidente é a incorporação dos valores mais belos que uma sociedade pode ter.
Saber progredir sustentado no trabalho, em valores reais de solidariedade, vendo longe, sem demasiado romantismo e tentando que a riqueza seja amazonicamente distribuida.
Parabéns Presidente e Embaixador!

Anónimo disse...

Bem, a nivel simbolico, porque nao...

Alias, nao devemos esquecer que dar uma medalha a um politico pelo facto de realizar o trabalho para o qual foi eleito, e pelo qual é pago, pensado bem, parece uma coisa estranha.

Se eu tivesse que oferecer/atribuir uma medalha ao meu padeiro cada vez que acho que o papo-seco estava optimo, faria progredir o mercado da fabricaçao das medalhas em Portugal de maneira significativa.

(o que até nestes momentos de "deseuforia ;-) generalizada, nem serio negativo no ponto de vista economico).

Mas se de facto, faz prazer a alguem (incluindo o Lula) colectionar medalhas afim de as colocar ao cimo da chaminé, como complemento de decoraçao do salao; afinal, "se nao faz bem tambem nao faz mal".

Sempre considerei que um politico ao escolher a sua carreira, sabe que antes de tudo, deve de servir a "coisa/causa publica", antes de se sentir simplesmente colocado a um posto a nivel profissional.

E visto que quando um politico falhou a sua missao de maneira evidente (o que, queiramos ou nao, é estatisticamente o que mais acontece), nao se vê atribuir nenhum cartao vermelho... tambem (na mesma logica), nao vejo o motivo de lhe atribuir uma medalha quando " se julga" a sua tarefa de maneira positiva.

Sem ainda omitir o facto que conseguir ou falhar, sao duas noçoes abstractas e portanto subjectivas).

Mas va la, se faz prazer ao Lula receber a medalha, e se a consciencia de alguns fica assim descarregada, vamos para a medalha ! :-)

Mario

Paulo M. A. Martins disse...

E no meio de toda a crise que esmaga o mundo, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva vai conseguir que a GLOBALIZAÇÃO SOCIAL não seja uma palavra vã.

É que, depois de ter dito não à entrada do Brasil na OPEP, porque também quer produzir derivados do petróleo, segundo o ditado, "água mole em pedra dura tanto dá até que fura!"

Fraterno abraço.

Paulo M. A. Martins
Fortaleza (CE)
Brasil

Ana Catarina disse...

Caríssimo Embaixador,
sei que não tenho muita autoridade para dar opinião
mas o que mais observo no governo Lula é muita demagogia...
Coisas boas??? claro que sim....mas é como diz o Mario,
será que temos que dar um prémio a quem não faz mais que a sua obrigação??
bom...
não sei...

Maduro e a democracia

Ver aqui .