sábado, abril 25, 2009

Histórias do 25 de Abril - O Telefone


Estava-se nas primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974. Todo o pessoal que dormia no quartel tinha sido acordado e mandado formar no escuro da parada. De megafone na mão, o capitão que liderava a revolta, anunciou que a unidade ia integrar um movimento militar que tinha como finalidade “acabar com a ditadura”, competindo-lhe atacar um determinado objectivo.


Os soldados, quase todos ensonados, alguns ainda a despistar a hipótese de se tratar de um mero exercício, ouviram em silêncio as palavras do capitão: quem quisesse alinhar que fosse buscar a sua arma, os restantes podiam voltar para a cama.


Mas já ninguém conseguiria dormir. Ouviram-se alguns comentários e apartes mais entusiastas, de milicianos com tarimba das lutas do associativismo universitário, alguns dos quais já previamente contactados, para o que viria a ser uma das primeiras operações militares que o Movimento das Forças Armadas iria efectuar nessa madrugada.


O pessoal foi mandado destroçar e, em pequenos grupos, regressou, cochichando, às camaratas, em busca da arma ou do travesseiro para a vigília.


Foi então que um soldado, discretamente, se aproximou da cabina telefónica que existia num canto da parada. Abriu a porta e, nessa altura, alguém, mais atento, atirou-lhe um berro:


- "Eh! pá, o que é que vais fazer?".


O rapaz olhou, meio apalermado, largou a porta da cabina já entreaberta e disse, com toda a candura, que só queria avisar a família, não fossem ficar em cuidados quando ouvissem as notícias.


- “Nem as penses! Pira-te daí!”, ouviu logo.


Desapareceu de imediato, rumo à camarata. Alguém entrou na cabina e arrancou o fio do telefone.


Como se faria hoje uma revolução, na era dos telemóveis?


2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo texto. "...quem quisesse alinhar que fosse buscar a sua arma, os restantes podiam voltar para a cama". Eu estava a dormir numa Republica, em Coimbra. Fazia parte de uma organizaçao clandestina esquerdista e na Republica todos sabiam. Os esquerdistas da dita tinham os quartos no ultimo andar. Os dois que ocupavam os quartos do rés-do-chao eram os mais boémios da Republica e so dormiam de dia. Foi um deles que me foi acordar a dizer que estava "a começar a revolução". Eu nao acreditei, porque eles eram uns brincalhões. Mandei-lhes com um sapato. Como podia estar a revolução em curso se eu andava todos os dias em reuniões secretas a preparà-la e não sabia de nada? Mas eles não desistiram. "Levanta-te, levanta-te, começou a revolução!" gritavam depois os dois boémios, que até eram boas pessoas. Eu continuava a não acreditar, pensava que estavam bêbados. Puseram-me então um ràdio à porta e eu acreditei... "Comunicado do MFA...". Foi uma alegria....

Helena Sacadura Cabral disse...

Como se fez em Espanha na queda de Aznar...

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...