quarta-feira, abril 08, 2009

"À la mode de chez nous"

Há cerca de um ano, Júlio Pomar descobriu o trabalho de Joana Vasconcelos na Pinacoteca de S. Paulo, onde tinha ido apresentar uma retrospectiva da sua própria obra, a cuja inauguração, por casualidade, eu próprio tive o gosto de estar presente, como embaixador no Brasil. Desse encontro nasceu a ideia da exposição conjunta que ontem abriu no Centro Cultural da Fundação Gulbenkian, aqui em Paris, sob o título bem significativo de "À la mode de chez nous".

À imensa criatividade de Joana Vasconcelos, baseada na ligação insólita de elementos tradicionais portugueses a objectos que, à partida, lhes seriam bem alheios, a exposição alia magníficos trabalhos de Júlio Pomar, em torno da recriação, também em termos marcados pelo insólito, de elementos da cerâmica tradicional de Bordalo Pinheiro.

O resultado é surpreendente e o modo entusiástico como o público ontem acorreu à avenue de Iéna revelou que a aposta de Rui Vilar e de João Pedro Garcia foi mais do que ganha.

A Gulbenkian irá, dentro de alguns meses, mudar de morada em Paris, abandonando o palacete em que habitou Calouste Gulbenkian para uma zona tida como mais prática para o público. Eu, confesso, começava a achar graça às actuais instalações.

Em tempo: leiam a reportagem de Daniel Ribeiro no site do Expresso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma das vantagens da blogoterapia é obter a permissão para viajar sentada conduzidos por quem atribuimos idoneidade.

O que eu pessoalmente gosto Mais é de entrar gratuitamente de forma cara em exposições que só por si se constituem em espaços de ilusão e de visitas parciais, identificadoras dos nossos Artistas.

É Bom saber que exportamos Cultura.
Isabel Seixas

Regra

A única forma de poder avaliar, com honestidade, as culpas e as razões de cada um dos protagonistas, locais ou externos, do conflito no Médi...